Iran Gusmão

Em um contexto comercial, o empresário é um verdadeiro herói. Um guerreiro acostumado a constantes e diárias batalhas na luta da sobrevivência financeira do seu empreendimento. O comportamento é base para o sucesso. Empresários bem intencionados e comprometidos com a ética normalmente são acompanhados de vitórias.

O respeito com os colaboradores constrói a cada dia a imagem do negócio, pois o primeiro cliente a ser conquistado é o cliente interno. Os colaboradores são na verdade propagadores das diretrizes e da imagem que lhes são transmitidas diariamente pelos seus líderes, gerentes e até mesmo pelo empresário, dono do empreendimento.

Informações mal conduzidas irão gerar más interpretações dificultando o processo de comunicação departamental e pessoal comprometendo as etapas de produção, comercialização e logística.

A ética, sempre precedida de respeito, nas tratativas diárias e até mesmo nas pequenas decisões, deve ser priorizada. A culpa de errôneas decisões ou mesmo indecisões na devem ser terceirizadas. Tudo tem o seu time. Os problemas muitas vezes precisam de um tempo para ser bem resolvidos. A capacidade de concentração, o enfrentamento individual e em conjunto, de acordo com sua intensidade, julgando a urgência e gravidade de cada caso, é uma característica única e própria de cada empreendedor. Contudo a grande transformação que nossa economia impõe, causando surpresas intempestivas ao mercado, traz consigo a necessidade de atualizações, ajustes e até mesmo mudanças radicais para melhor adequação do empreendimento frente a novas dificuldades.

Empresários modernos, atuais e comprometidos não podem conviver com surpresas. A antecipação a eventuais problemas liberta a empresa das amarras da burocracia mecânica e de processos paradoxais, que muito pouco contribui em uma realidade dinâmica de processos digitais.

As empresas de consultoria, respeitando as suas especializações, são verdadeiras aliadas na implantação das atualizações, necessárias e imprescindíveis à sobrevivência dos negócios, apresentando novas dinâmicas e modernas metodologias alinhadas às necessidades do mercado. Os conhecimentos do empresário se somarão às novas técnicas implantadas, frutificando resultados positivos a curto e médio prazo, libertando a empresa de obsoletos e ultrapassados métodos e mecanismos não mais utilizados.

A estabilidade financeira tão almejada e perseguida não vem ao acaso, é resultado de um conjunto de ações e atitudes, que ao longo do tempo se consolida em uma imagem de ética e respeito, praticada em escala, partindo do empreendedor e alcançando a todos os colaboradores, fixando parâmetros e metas a serem alcançadas, demonstrando ao longo da jornada que sucesso sem felicidade não é sucesso.