Ticiana Cardoso

Resultado de imagem para novo terminal lauro de freitas

No último dia 20 foi apresentado ao novo governo da prefeitura de Vitória da Conquista o projeto do terminal Lauro de Freitas, idealizado por arquitetos e engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana. A ideia foi aprovada imediatamente.

Em nota pública, a prefeitura informa que o novo terminal terá quatro vias para corredores de ônibus – uma a mais que as três hoje existentes. Para que isso seja possível, os pontos de parada de ônibus ficarão mais próximos das calçadas laterais, o que alargará o espaço central e permitirá a existência de duas vias ali – totalizando, portanto, as quatro que estão previstas. Outra modificação será feita no estacionamento da Rua Francisco Santos. O projeto estabelece a mudança para o estacionamento em fila indiana, o que fará com que haja um espaço maior na via para a circulação de veículos. Espera-se que essa alteração tenha reflexos positivos também no tráfego pelo terminal, melhorando o fluxo.

Ao jornal A Semana, o secretário de Infraestrutura Urbana, José Antônio Vieira, informou que o governo já autorizou a publicação da licitação. “A prefeitura vai tomar todas as providências para que essa licitação seja concluída o mais rápido possível, para iniciar as obras ainda este ano.”.

Por outro lado, existe uma preocupação por parte dos comerciantes do entorno do terminal Lauro de Freitas em relação ao período das obras. Eles reclamam de não terem recebido nenhuma visita da prefeitura para conversar sobre o assunto. E que não sabem qual impacto esse período de obras trará para o desempenho dos seus negócios, já que rotas alternativas serão definidas para as linhas de ônibus. O comerciante Edmar de Azevedo afirma que não sabe qual medida adotar. “Eu já sabia que seria apresentado um projeto, mas não sabia que já tinha sido aprovado. Ainda não pensei em uma estratégia para não perder vendas durante esse tempo em que as obras vão afastar os clientes da loja. Espero não ter prejuízo.”.

O Jornal A Semana seguirá acompanhando todos os desdobramentos relacionados ao novo Terminal Lauro de Freitas.