AgenciaBrasil180912MCSP1XO CONSELHO  Nacional de Trânsito decidiu que a partir deste mês de janeiro as auto-escolas devem funcionar com simulador de aula prática.  Tudo bem! Só existe um problema; Nem todas as auto-escolas conseguiram o simulador que só pode ser alugada de uma empresa que é autorizada pelo DETRAN. Outra coisa: com o simulador as aulas ficarão bem mais caras.

Donos de auto-escolas estão temerosos também, porque, o governo anuncia uma medida agora, e amanhã poderá anunciar outra totalmente diferente, levando prejuízos para todos. A primeira aula no simulador é para que os alunos conheçam os comandos do carro, como pedais de embreagem, freio, acelerador e a marcha.

Serão cinco aulas obrigatórias e só depois o aluno poderá ir para a rua para dirigir um carro de verdade. Com o simulador, o aluno também terá experiências de direção. Aulas virtuais serão dadas através do aparelho. O simulador é para quem for tirar a primeira habilitação, categoria B. Ou seja, carros de passeio. O prazo inicial para implantar o simulador era 31 de dezembro, mas foi adiado. Algumas auto-escolas de Vitória da Conquista já operam com simulador.